fbpx

Pontos turísticos

Mogi das Cruzes é um município com mais de 440 mil habitantes cercado pela Mata Atlântica onde é possível praticar esportes radicais, fazer trilhas, observar pássaros e muito mais.

Por exemplo, a cidade tem umas das mais antigas festas do Divino do Brasil, com mais de 400 anos, e também muitas festas da cultura japonesa.

Além das atrações da cidade, destacamos aqui alguns pontos de interesse, próximo ao Cantos da Mata, na região de Mogi das Cruzes.

Casarão do chá

Exemplo de arquitetura japonesa em Mogi das Cruzes. Foi construído para ser uma fábrica de processamento de folhas de chá e serviu para este fim até 1968, foi tombado em 1982.

Além do modelo de construção, máquinas de processamento do chá da época e outras exposições, feiras e palestras ocupam o salão do Casarão.

READ MORE

Parque das Neblinas

Reserva ambiental com 7 mil hectares localizada entre Mogi das Cruzes e Bertioga.

O Parque é gerido pelo Instituto Ecofuturo e é uma importante reserva de Mata Atlântica onde são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, pesquisa científica, manejo e restauração florestal, e participação comunitária.

READ MORE

Bertioga

Cidade litorânea e histórica de fácil acesso pela rodovia Mogi-Bertioga. Além das praias, o ecoturismo é uma atração com trilhas, rios e cachoeiras. O Forte de São João revela o passado histórico do local, foi a primeira fortificação do Brasil construído por volta de 1547. Bertioga mantém a cultura caiçara, celebrada em eventos como a Festa da Tainha (entre junho e julho) e a Festa do Camarão na Moranga (entre agosto e setembro).

READ MORE

Guararema

Cidade turística próxima de Mogi das Cruzes que conta com um complexo turístico, às margens do Rio Paraíba do Sul, com ilhas naturais interligadas e repletas peixes, animais silvestres e variada concentração de espécies da Mata Atlântica.
Guararema também tem igrejas tombadas de meados do século XVII, que preservam em seu interior mistérios e curiosidades e uma estação ferroviária do final do século XIX, de onde se pode fazer um passeio de Maria Fumaça.

READ MORE

Luís Carlos

A Vila de Luís Carlos, localizada a poucos quilômetros de Guararema, é o ponto final do passeio da Maria Fumaça que parte da cidade. Trata-se de um conjunto arquitetônico da década de 1920, com estação de trem, igreja São Lourenço e casas restauradas.

Atualmente, parte das construções foram convertidas em sorveterias, restaurantes, lanchonetes e lojas. A Vila também conta com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e outras atrações que são muito apreciadas por turistas.

READ MORE

Nascentes do Tietê

Localizado em Salesópolis, o Parque Nascentes do Tietê preserva e valoriza a nascente do rio e a diversidade da flora, da fauna e características de seu entorno, coberto pela Mata Atlântica, com diversidade de plantas e animais.

Os atrativos são a observação das nascentes do rio Tietê, visitas monitoradas e educativas em quatro trilhas (da Nascente, da Araucária, da Pedra e do Bosque) e um museu iconográfico com fotos sobre diversos aspectos do rio: histórico, geográfico e hídrico.

READ MORE

Pico do Urubu

O pico fica no cume da Serra do Itapety, a 1.160m acima do nível do mar, e mostra uma vista privilegiada de Mogi das Cruzes e região. O local é ponto de decolagem de voo livre e parapente. Conta com um deck para contemplar a paisagem e um centro de informação ao turista.

Dá para chegar lá de carro, bicicleta e caminhando. A subida é íngreme, mas a vista compensa o esforço. Esse é um dos locais preferidos de região para quem gosta de turismo de aventura.

READ MORE
en_US